ESQUETES

A ARTECORPO Teatro e Cia. iniciou suas participações em Festivais de Esquetes na cidade de Cabo Frio em 2005 (?), quando recebeu também seus primeiros troféus de 1º e 2º lugares com os esquetes "Laura" e "O Filho do Pescador". A partir de então, entre idas e vindas, "Laura" comeeçou a ser apresentada em diversas cidades e para públicos bem distintos. Outras ideias surgiram, outros esquetes também. Nasceu "Esperando...", vencedor de melhor esquete do Festival de Esquetes de Niterói, Festival de Esquetes de Cabo Frio e Circuito Mix de Esquetes; e em seguida montamos "Ensaio para Macbeth".

Mas, acreditamos que os Festivais de Esquetes, tão difundidos atualmente, vão para além destas premiações finais. É um local para os artistas aproveitarem pois são são ótimos espaços para pesquisa, experimentação, troca, aprendizado e conhecimento.

LAURA

Laura com treze anos foge de casa para se casar com Sérgio. Engravida aos quatorze anos e tem seu filho roubado pelo marido. Junta-se mais tarde com outro homem que morre durante uma viagem que fazem ao Rio de Janeiro. Lá ela conhece um jovem, apaixona-se por ele e casam-se. Porém, Laura acaba se apaixonando pelo melhor amigo de seu atual marido, o Florindo. Este, passa a ter um caso com ela, mas por cobranças, Laura descobre em Marcos um novo amor, mas que não perdura em sua vida. Finalmente, ela encontra um destino aterrador ao sentir-se seduzida por um jovem, que, como forma de justiça, a leva para um convento, onde Laura passa o resto de sua vida e sua morte.

ENSAIO PARA MACBETH

No retorno de uma guerra da qual saiu vencedor, MacBeth encontra no meio do caminho, três bruxas que predizem o seu destino: “Salve MacBeth, que Rei serás!” Envia uma mensagem a sua esposa, narrando o acontecido e informa que o Rei Duncan, seu primo, irá visitá-los no castelo para comemorar a vitória na batalha. Lady MacBeth, lendo a missiva já se põe a tramar o assassinato do Rei, logo persuadindo seu marido a desferir o golpe mortal. Vem a noite e durante a festa tudo é tramado. MacBeth mata o Rei enquanto dorme e ambos, marido e mulher, se percebem, pela primeira vez, criminosos, com suas mãos lavadas em sangue.

ESPERANDO...

Estragon e Vladimir estão próximos a uma árvore esperando Godot. Durante esta espera buscam preencher o tempo vazio discutindo, tentando o suicídio, comendo, ou simplesmente aguardando.